Inicialmente sendo utilizado apenas como uma ferramenta de entretenimento, o drone foi descoberto como um instrumento de trabalho de muita utilidade na agropecuária, até se tornar um excelente aliado do produtor rural. De acordo com pesquisas realizadas em campo, os principais benefícios são a economia financeira, tempo e a geração de informações de qualidade.
“Cada dia que passa há mais necessidade de mantermos um meio ambiente protegido e equilibrado, para atendermos as legislações ambientais em vigor e mantermos os recursos naturais nas propriedades. E o drone é a ferramenta ideal para atender o produtor de forma eficaz e econômica”, explica especialista da área rural.
Na agricultura, é possível identificar pragas, falhas de plantio, realizar contagem de indivíduos, acompanhar o desenvolvimento das culturas, medir áreas para plantios padronizados, calcular volumes, produzir mapas cadastrais de uso e ocupação do solo e um excelente aliado para assessorar na regularização ambiental do imóvel.
O uso de drones na agricultura está relacionado com a telemetria e o monitoramento da lavoura, como mencionado no primeiro texto. Além disso, a tecnologia de mapeamento aéreo dos drones permite uma aplicação de insumos mais precisa e econômica, aumentando a eficiência da produção agrícola.